Facebook Youtube Google Plus Linkedin
                        
   

1º de Dezembro é o Dia Mundial contra a AIDS

Dia 1º de Dezembro é o Dia Mundial contra a AIDS. Esta data é muito importante para lembrar e conscientizar as pessoas sobre os cuidados e prevenção da AIDS e por isso, a CIPA Gestão 2017/2018 da Celsus promoveu a campanha “AJUDE NA LUTA CONTRA A AIDS, USE SEMPRE CAMISINHA” disponibilizando, de forma interativa aos colaboradores, camisinhas com informativos anexados.


Além disso, as camisinhas foram colocadas em um painel com informações de dados sobre a AIDS, com o propósito que chamar a atenção e apresentar a todos que é necessário se prevenir e ficar informado sobre as consequências e danos trazidos por essa doença que é considerada uma epidemia mundial. 


Para reforçar a campanha, trazemos abaixo algumas
informações importantes sobre a doença:


O que é HIV?
É o vírus da imunodeficiência humana (human immunodeficiency virus?—?HIV). Este vírus é encontrado em fluidos sexuais como o líquido pré-ejaculatório e o líquido lubrificante vaginal além do sêmen, leite materno, sangue. O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano.
 
O que é a AIDS?
A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa
“Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, ou seja, a doença que é adquirida através do vírus HIV. A doença ataca o nosso sistema imunológico nos deixando fracos e susceptíveis a outras doenças.  A AIDS praticamente tem sintomas que se assemelham a outras doenças bastante  populares como gripe. Também acompanha mal estar, cansaço; logo, a pessoa nunca
imagina que está com AIDS.
 
Números da AIDS:

  • 48 mil novos casos anualmente no Brasil
  • 1,8 milhões de pessoas infectadas anualmente no mundo
  • 36,7 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo
  • 1 milhão de óbitos anualmente no mundo

Desde o início da epidemia, na década de 1980, a AIDS já provocou a morte de mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo;

De 2007 a 2016 foram notificados pelo SINAN 136.945 casos de infecção pelo HIV no Brasil, sendo 13.855 casos no RS.

De 1980 até 2016 foram registrados um total de 842.710 casos de AIDS no Brasil. Na região sul 169.207 mil casos, sendo RG 84.852 mil casos.

Pelo menos 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.

A maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é a melhor forma de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS.
 
 
Tratamento
Os medicamentos antirretrovirais surgiram na década de 1980, para impedir a multiplicação do vírus no organismo. Eles não matam o HIV, vírus causador da AIDS, mas ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.
 
Lembrem-se:
A vida é mais forte que a AIDS
Não existe prazer na dúvida. Faça o exame
Use camisinha em toda relação sexual. Previna-se
 
 
Fontes: Ministério da Educação | UNIFAL | SIM